quinta-feira, 20 de abril de 2017

Como criptografar um arquivo avulso? [dois métodos]

Criptografia é o nome que se dá a técnicas que transformam informação inteligível em algo que um agente externo seja incapaz de compreender. 

Criptografia com uma ferramenta do Windows 
Encrypting File System (EFS)

Utilizando uma ferramenta do Windows, você pode criptografar um arquivo ou pasta sem baixar nenhum programa para isso. Além de simples, a criptografia do Windows tem diversas vantagens, como o fato de exigir a senha do usuário logado na máquina para abrir e fazer qualquer outra alteração nos arquivos criptografados, essa ferramenta não deixa com que outro usuário, por mais que seja administrador, possa ver e/ou alterar os arquivos. Vamos lá:

1. Com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta a ser criptografado, selecione "Propriedades".



2. Selecione a opção "Avançados...", em Geral.



3. Marque a opção "Criptografar o conteúdo para proteger os dados" e depois clique em "Ok".



4. Confirme que a opção "Aplicar alterações a esta pasta, subpastas e arquivos" esteja selecionada e clique em "Ok".



5. Para finalizar, clique em "Aplicar" e em seguida, "Ok".



Criptografia com o 7-Zip

Com o 7-Zip (download aqui) você pode fazer com que uma senha seja solicitada ao tentar acessar um arquivo ou pasta do seu computador, a desvantagem de usar esse software é que ele permite que outras pessoas consigam ver os arquivos (os nomes) dentro da pasta, sem poder alterá-los ou remove-los. Veja como é fácil:

1. Primeiramente, localize o arquivo que deseja compartilhar, mantenha a tecla "Windows" e pressione "E" para abrir o Windows Explorer. Observe que só existe um arquivo de imagem na pasta que será criptografada para o tutorial;



2. Com o botão direito do mouse sobre o arquivo ou pasta, clique em “7-Zip” e selecione “Adicionar o arquivo compactado...”;



3. Clique na opção “Formato do arquivo compactado” e selecione “7Z”, sendo a opção mais forte e que permite a compressão e a melhor capacidade de criptografar os nomes de arquivo dentro do arquivo. Digite a senha de sua preferência no campo "Inserir senha" em Encriptação e repita-a a mesma no campo abaixo, "Re-inserir a senha". Recomendo que marque a opção "Critptografar os nomes dos arquivos". Clique em "Ok" para finalizar.




4. Rapidamente esta janelinha vai aparecer na sua tela e assim que sumir, o arquivo ou pasta já estará critptografado.




5. Observe que uma nova pasta com o mesmo nome foi criada compactada.




6. Agora tente abri-la ou descompacta-la para fazer um teste, com o botão direito do mouse sobre a pasta, clique em "7-Zip" e selecione "Abrir arquivo compactado".



7. Veja que a senha será solicitada e que sem ela você não terá acesso ao conteúdo em questão. Insira a senha no campo "Inserir senha" e clique em "Ok" para o teste.



Pronto, deu certo!



Depois de abrir a pasta, observe que o único arquivo de imagem que havia dentro da pasta continua ali, intacto. 


Lembrando que você pode excluir a pasta original depois que criptografa-la, mas é importante que você tenha em mente que se perder a senha utilizada para a encriptação, perderá também o acesso a pasta e aos arquivos.


Desenvolvido por Karolina A. da Silva | Todos os direitos reservados.